Criando Versão Portable de um Programa


Sabe aqueles programas que não precisam ser instalados no computador para funcionar? São chamados de portable e pela internet com certeza vc já deve ter se deparado com versões portables de programas como editores de imagens e vídeos, players... vários tipos. São melhores para levar com vc para onde quiser; e a gente pode tornar muitos dos programas instalados no PC portables em poucos passos de um jeito bem simples!

Aprendi a fazer isso no canal do Tutos Pepe. Você precisa de: um programa que esteja instalado no computador e do Winrar instalado.
1. Encontre a pasta do programa que deseja transformar em portable. Você pode abrir o computador (Este computador) - Disco Local C - Arquivos de Programas e a pasta em que está salvo. Ou clicar com o botão direito no atalho se estiver na área de trabalho e depois em Abrir local do arquivo. Vou fazer uma versão portable do Medibang, que uso para desenhar chibis.


2. Selecione todos os arquivos da pasta (clique em Selecionar tudo ou clique no primeiro arquivo, desça a barra de rolagem da janela até o último, pressione shift + o último arquivo ou ainda clique Ctrl+A para selecionar tudo de uma vez). Dá certo de qualquer jeito, o importante é selecionar tudo :) Clique com o botão direito do mouse e escolha Copiar.

3. Na área de trabalho, crie uma pasta com o nome do programa e cole dentro dela todos os arquivos copiados.

4. Ainda com todos os arquivos selecionados nessa nova pasta, clique com o botão direito do mouse e escolha Adicionar para o Arquivo.


5. Vamos mudar o método de compressão e marcar Criar arquivo SFX e Sólido


6.Em avançado, Opções de sfx - configurações, copie e cole o nome do programa acompanhado de .exe. Esse nome é o que aparece dentro da pasta do programa, não nos atalhos, aquele que é responsável por iniciá-lo.


7. Em Métodos deixe assim:


8. Texto e ícone vai o nome do programa + uma imagem do tipo ícone, .ico


Para ver as extensões dos arquivos, ative a respectiva opção na janela; assim fica melhor visualizar se as imagens que vc tem são png, jpg, ico...


Se forem png, transforme-as em icons com Toycon. Já postei alguns ícones fofos como esses aqui e aqui. Em sites como Flaticon.com você encontra muitos também, que nem esse ursinho:


9. Dê ok e ok. Espere a criação do arquivo que será salvo na pasta onde colou os arquivos do programa. Será criado um aplicativo do tipo .exe, portable, ou seja, não precisa ser instalado. Leve com vc para onde quiser e apenas o execute para que funcione normalmente.







Postar um comentário

1 Comentários

  1. Super útil, vou usar bastante! Muito obrigado!! (≧◡≦) ♡

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up