Usando Apps do Android no Windows


Existem programas emuladores que permitem simular um sistema operacional dentro de outro, por exemplo, o Android no Windows. Assim, você pode testar aplicativos, conhecer novos, jogar pelo pc, baixar apps de outros países e tudo o que faria no celular usando o computador.
Um dos mais famosos é o Bluestacks, que funciona de modo simples e permite que você use apps da Playstore e apks. Lembrando que ele não é o único, e sim um dos melhores e mais conhecidos; talvez em alguns computadores, outros como MemuPlay e Youwave possam se adaptar melhor.
Para começar...
1. Acesse o site Bluestacks e clique em baixar.
2. Execute o arquivo baixado, clique em Instalar e aguarde; o processo de instalação pode demorar um pouco. É importante ressaltar que o Bluestacks é um programa pesado, dependendo do computador, necessita de muito espaço, e para que rode mais rápido, de um bom processador com um recurso chamado virtualização ativado. O ideal é que o computador tenha mais de 3 GB para usá-lo sem problemas. Durante a instalação, o próprio emulador vai informar se seu computador é compatível ou não. O meu notebook não é, o programa nem instalou; estou usando outro pc mais potente para o tutorial, e, mesmo assim, trava algumas vezes.

3. Ao abrir, o Bluestacks te dá opção de se conectar a uma conta do gmail, você pode criar ou fazer login na playstore para baixar os apps como faria em um celular android. Acesse a Playstore do Bluestacks e procure por um aplicativo de seu interesse; quando encontrar, clique em Instalar e o download será iniciado.
Mas isso pode ser feito depois ou nem precisa ser feito, porque se preferir, você pode baixar direto a apk para o programa. Lembra quando postei sobre como baixar apps de outros países? Lá tem o link de um site chamado Apkpure que disponibiliza quase todo aplicativo para Android direto pela apk; e tem outros, como o de onde baixei o Yitian no Windows, chinês, que tem um montão de apps, mas só baixei o Yitian porque não o conheço bem. Tendo o arquivo .apk no pc, clique nos 3 pontinhos do Bluestacks (ao lado de Aplicativos instalados - imagem abaixo) e em Instalar APK. Ele instala em segundos!


No pc que testei, apps editores de imagem funcionam direitinho, inclusive, a câmera do computador é ativada para fotografar com aqueles filtros, animações e efeitos que geralmente possuem; as imagens podem ser salvas no Windows ou no Bluestacks, como se estivessem armazenadas na galeria de um celular. Para ver as mídias salvas dentro dele, vc deve clicar no último ícone da parte inferior da tela e depois em Gestor de Mídia:

É aí que você guarda as imagens, vídeos, áudio ou outras coisas que queira usar em apps. Se quiser adicionar algo, clique em Importar do Windows e se quiser enviar para o pc, Exportar para o Windows.


A interface do programa é bem simples; ele vem com temas para mudar nas configurações, mas não permite mudança de papel de parede se usá-lo gratuitamente.


Para deixá-lo rosa, é só ir em configurações - mudar skin - aplicar.


Acho que uma das melhores coisas é poder jogar com ele; em computadores mais potentes, roda games com gráficos avançados super bem! Ele avisa se for preciso ativar um recurso de virtualização; eu não entendo sobre isso, mas os desenvolvedores respondem às dúvidas na faq. Eu gosto de games mais simples que posto nas tags Android, ios e iPhone; como uso atualmente o iOS, estava com saudadinha de alguns games para Android, que nem esse, Vlinder Life, essa bonequinha é muito kawaii!!! (tem um wallpaper dela nesse link aqui).


Dependendo do computador, alguns erros podem ocorrer, por exemplo, lentidão do pc quando está sendo executado com outros programas, as imagens podem ficar distorcidas e alguns apps não funcionam totalmente 100% como no android. Mas esses errinhos podem ser resolvidos se reinstalar o emulador, ativar a virtualização, dar uma olhadinha nesse post caso tenha problemas com inicialização de Engine, entre outras configurações.
Fora isso, realmente é ótimo tê-lo instalado no PC.






Postar um comentário

0 Comentários

up