Inspirações Fofas e Dicas para Máscaras de Proteção


Nossa realidade atual transformou as máscaras faciais em meio de prevenção ao vírus que causou uma pandemia. É difícil sair de máscara na rua porque não faz parte de nossas rotinas, fica difícil respirar, não pode tocar, mas elas são necessárias sim pois reduzem as chances de transmissão.
Para que possamos enfrentar tudo isso de um jeito mais leve, uma forma de amenizar é transformar essas máscaras de acordo com nosso gosto, podemos personalizar! Isso pode ser feito por você, que talvez esteja em casa e precise de passatempo para se distrair, ou para gerar renda, por encomenda a pessoas como costureiras, uma forma de ajudar. Trouxe algumas dicas e imagens para servir de inspiração.

1. Assista ou leia tutoriais pela internet caso você saiba lidar com costura ou tenha facilidade com produtos feitos à mão. Veja as medidas para adultos, crianças, homens e mulheres para acertar. É importante que cubra o nariz e a boca até o queixo. Nesses links aqui você pode obter moldes como esse abaixo e ver como se faz: Marlene Mukai - moldes completos, Marlene Mukai - molde máscara com pregas, Ver e Fazer.
"Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais". (Ministério da Saúde)

2. Busque por materiais como tecidos em algodão, camada dupla, com estampas fofas, como bolinhas, corações, flores, animais, personagens... Já vi pela web máscaras de crochê bem bonitas, não sei se são recomendadas, mas podem servir para época do frio.







Isso é bom principalmente para não assustar as crianças. Onde trabalho, tenho alunos abaixo dos 10 anos de idade e é nítido que ficam incomodados com a situação (quem não fica né?!). Por isso uso máscaras com estampinhas fofas e incentivo que usem também. Dá para sorrir com algumas estampinhas.






3. Preocupe-se com o elástico; acho uma das piores partes o tal do elástico, machuca as orelhas e arranca os cabelos, quando vai ajeitar, se escapar dos dedos dói e arde. Tô virando um elfo de orelhas pontudas... Vale a pena investir nas tiaras com suporte para máscara ou naquelas faixinhas para usar na nuca.

4. Use a criatividade, a máscara é sua, seu estilo. Se gostar de laços, tem jeito de colocar, e pedrinhas, rendas...








5. Leve com você mais de uma máscara, todas higienizadas, para quem estiver trabalhando ou precisar ficar fora por mais de duas horas, para trocar. Ter mais uma máscara também serve para doar (se não foi usada) a quem não tiver nenhuma. Olhe em volta e você encontrará muita gente para ajudar.

6. Onde comprar? Acho que em qualquer lugar do país e fora dele, com preços que vão de 3 a 7 reais, as mais simples, de 15 a 20 com faixinha ou mais trabalhada :) Aí perto da sua casa deve ter uma costureira, envia mensagem para ela com o modelinho que você quer. Dá uma olhada nos grupos de compra e venda de redes sociais, algumas das imagens desse post são do Facebook, de pessoas que conheço. Tem muita gente vendendo pelo Instagram, Whatsapp, Ebay, Elo 7... Mais inspirações? Pinterest; recomendo os perfis Creema e Minne que postam imagens de artesanatos japoneses pelo que entendi. E quem sabe das suas mãos também saia algo para proteger você e quem você ame.






Postar um comentário

1 Comentários

  1. Aff! Esse negócio de máscara sempre é complicado. Eu tenho uma vermelha com estampa de flor (minha avó que fez) e outra branca com estampa de palavras emotivas (de novo minha avó). Adorei o post! 😍

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up