Dicas para Editar Cabeçalhos, Capas e Wallpapers Usando Photoshop (+link para download)

Ok, já com as imagens em mãos (veja o post anterior) é só abrir algum editor de imagem, seja no pc, seja no celular ou tablet. No pc, meu programa favorito de edição é o Photoshop, mas recomendo o XiuXiu Meitu para fazer isso também, depois posto como (é ainda mais simples do que no Photoshop).
Basicamente, faço quase a mesma coisa quando edito em todos eles. Vou exemplificar no Photoshop. Eu não sou profissional, portanto as dicas são bem básicas e como eu costumo fazer aqui quando quero personalizar imagens para usar tanto no pc só pra mim, como nas redes sociais.
Estou usando atualmente a versão Photoshop CC 2018, baixei aqui (link na descrição do vídeo). É portable, para windows de 32 e 64 bits, ou seja, gratuito, não expira, pode levar no pen drive... o download é disponibilizado no canal do Marcus Nilo pelo Mega, se vc usar o site mega gratuitamente tem que esperar uns minutos para baixar; se der algum erro ao executar tipo 'falta uma .dll tal...', verifique se seu computador está com todas as atualizações em dia, se estiver, funciona perfeitamente, pelo menos aqui no meu pc tá beleza! Nos comentários do vídeo tem a tradução para português, que eu não baixei ainda por preguicinha.
Baixou? Instalou? Abra o programa e...

1. Crie um novo arquivo do tamanho da sua tela, no caso de wallpaper, ou do tamanho que preferir. Gosto de cabeçalhos grandes também, geralmente com largura 1600px e altura acima de 600px para usar como plano de fundo de cabeçalho (header) com largura total da tela, para combinar com o background; depois uso a imagem como capa ajustando de acordo com a rede social.
2. Escolha uma cor de fundo ou um padrão/background; use a ferramenta retângulo para preencher toda a área do plano de fundo e nas opções de retângulo, defina se vai preenchê-lo com cor, pattern (padrão, imagem de fundo), degradê... a ferramenta paint bucket tool (baldim de tinta, atalho - G) faz isso também.
3. Agora para criar efeitos sobre o plano de fundo, abra uma imagem de textura e arraste-a sobre a camada do background ou até sobre os elementos de decoração, se já tiver adicionado.
Nas camadas de textura, teste algum modo de camada (onde aparece escrito Normal em Layers/Camadas) para ver qual mais gosta (geralmente uso os que servem para dar efeito de clarear e sobrepor, como Multiply, Lighten, Screen, Overlay, Divide) ou aplique estilos nas opções de mesclagem (blending options), como uma nova cor sobreposta, ou padrão, sombras, luzes...
4. Selecione imagens de segundo plano que vão decorar sua imagem, no meu caso peguei doces, a barrinha de tecido para que funcione tipo uma base para os elementos que estarão por cima...
5. Adicione imagens de fundo que também podem funcionar como textura, pode ser algo que lembre aquarela (watercolor backgrounds), efeitos bokeh, brilhos, estrelas, corações, pincéis que tenha salvo em seu Photoshop etc... esses 'efeitos' são encontrados facilmente naqueles sites que compartilhei no post anterior.
5.1 Para a imagem ficar mais clara, ou com cores diferentes das originais, use outra textura por cima e aplique um modo de camada diferente. Teste cada modo para ver como fica. As imagens atrás da textura ganham outro ar dependendo da textura usada, sem necessidade de aplicar filtros.
6. Pegue a imagem que será a principal e arraste sobre ou entre as outras, aí vale um chibi, por exemplo, ou uma camada de texto com o nome do seu blog.
7. Se quiser pode adicionar mais texturas sobre todas as imagens, ou brilhinhos, pincéis... criando tipo luzes ou reflexos desfocados em volta da imagem em destaque. Adicione textos com suas fontes preferidas e aplique estilos (styles).

Algumas 'basiquidades'...
Quando salvo uma imagem, escolho salvar para a web e o tipo de imagem, por exemplo, jpg ou png24 para imagens sem plano de fundo; para wallpaper é melhor jpg. Li pela web que essa é uma opção obsoleta, antiga, e que é melhor clicar em Export as ou quick export as png. Como eu disse, não sou profissional e o salvar para a web não deixa a imagem ruim, na minha humilde e leiga opinião.
Save as/salvar como é bom para salvar como psd, a imagem em camadas do photoshop.

***
Você pode mudar o tamanho da tela de trabalho em Edit - Canvas Size (Editar - Tamanho da tela) para, por exemplo, criar uma imagem com fundo mais largo e centralizar os itens principais.

***
Criar grupos pode facilitar quando quiser mover e editar tudo ao mesmo tempo; selecionar todas as camadas também.
Use a ferramenta mover para arrastar imagens ou grupos com styles e efeitos de um arquivo para outro. Gosto de deixar desmarcada a opção auto-select, para selecionar exatamente o item que quero (layer - camada/ group - grupo), e marco a opção show transform controls para aparecer os pontilhados de onde estou editando, porque eu uso óculos e as vezes não enxergo direito...💦
Aqui no blog já postei algumas coisas para Photoshop que podem ajudar, como styles, pincéis fofos, actions, patterns, tutoriais sobre como criar, salvar e usar actions, styles, brushes...; também já dei dicas para criar cabeçalhos há algum tempo, criar layout em psd, fontes para baixar, sites com downloads de materiais, sozai...
E no youtube existem muitos tutoriais, básicos e profissionais, para usar no programa, muitos mesmo!
E é isso (๑˃́ꇴ˂̀๑)💖






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Adorei suas dicas, ainda estou aprendendo a mexer no PS e só uso para fotos por enquanto. Queria começar a mexer para ilustrações, vou usar esse tuto porque não largo mão do Corel mas preciso aprender a desenhar no PS também.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up