Desenhando Chibis: Bases e Tutoriais

Compartilho com vocês dicas, linearts e bases que me ajudam muito desde quando comecei a desenhar no Paint Tool Sai. Se quiserem ver mais tutoriais além desses do post, tenho uma pasta com favoritos no Deviantart. E se quiserem usar o programa, encontrei aqui essa versão em inglês que é super boa, que nem a que tinha indicado para vcs em espanhol.
Eu uso o mouse do meu notebook para tudo no SAI. Para fazer uma lineart com precisão, a ferramenta Curve (imagem acima) é super útil, já que ela vira para todo lado e conforme você clica pode definir formas. Para usá-la crie uma camada Linework. Quanto mais fina, isso é, menor o número em Advanced Settings, melhor o traço. Serve também para praticar, por exemplo, se você quer aprender a desenhar um laço, encontre uma imagem que lhe agrade na internet, salve em seu computador, abra no SAI, crie uma camada linework sobre a da imagem original e com a ferramenta Curva vá desenhando até formar o laço. Depois de fazer isso várias vezes, consegui entender o básico para desenhar laços, vestidos, olhos, cabelo, mãos...
Comece com bases até criar a sua própria (criar sua base, isso ajuda muito!). Busque por bases f2u (free to use), gratuitas. Elas geralmente vêm em .psd, .sai e .png, se você usa outro programa que não seja o SAI, pode baixar :3
Clique nas imagens para acessá-las em tamanho original nos perfis de seus autores:


























Poses também são legais para praticar:
Linearts servem para que pratique traços e para colorir:

Tente traçar com a Curve uma destas linearts acima para depois colorir, treina e fica fácil memorizar quando desenhar por si mesmo.
Ok, mas, como colorir?? Você, que assim como eu, está começando a aprender a colorir e criar suas próprias ilustrações, pode curtir esses tutoriais abaixo (estão em inglês, mas é fácil entender):
Esses foram os primeiros tutoriais que usei para aprender a colorir: pele, roupas, cabelo...


O primeiro que tentei para colorir os olhos:
Boca:


Roupas, acessórios: Essa galeria (Learn Manga) e essa podem ajudar. Alguns que adoro usar:



Cabelo cacheado (eu acho que dá mais trabalho fazer, demorei entender e ainda não consigo fazer 1 bem fofo como queria, mas esse tutorial ajudou bastante):
Aliás, o site da autora do tutorial acima é bem interessante. Assim como esse aqui que ensina a desenhar quase tudo de um jeitinho simples e muito kawaiii!!!

Pinturas são mais fáceis de serem feitas com pincéis; os que mais gosto de usar são o Aerógrafo/AirBrush e o Bolígrafo/Pen. O aerógrafo permite fazer traços mais fortes e o bolígrafo, mais suaves. Com eles eu costumo colorir pele, cabelo, roupas e sombrear.
O Al agua/Water é perfeito para unificar sombras e cores originais, o desfoque/blur também. O cubo/bucket colore áreas inteiras de uma seleção e o Marador/Marker fica bom para usar em camadas com luminosidade, tipo efeito nos olhos, reflexo nos cabelos.
Trabalhe sempre em camadas porque fica mais fácil quando quiser adicionar ou remover detalhes específicos. Para ficar mais fácil, quando desenhar deixe sempre o desenho sem 'linhas abertas', a lineart não deve ter nenhum espaço entre uma linha e outra, porque fica mais fácil quando for selecionar a área a ser colorida.
As ferramentas de seleção/select, varinha mágica/magic wand servem para selecionar áreas específicas do desenho. Tendo alguma área selecionada você pode colorir com o aerógrafo/airbrush sem deixar espaço em branco ou apagar algo apenas dentro de uma camada.
Deixe a camada de lineart sobre as demais. Se tiver usado a ferramenta curva para desenhar, depois de tudo pronto você clica em Color para mudar a cor da linha ou crie uma camada ligada a da lineart e preencha com a cor que você quer que a linha assuma.
A Curva serve para dar acabamento também, criando uma camada sobre a que precisa ser melhorada; faço isso para fazer linhas mais finas nos cabelos, detalhes... basta usar as cores da camada anterior.
E é legal deixar por baixo de todas as camadas uma camada colorida em cinza ou preto para que você visualize falhas de preenchimento de cor. Depois que terminar seu desenho, basta excluir.
Por enquanto, é isso... depois vou postar sobre a minha maneira de desenhar e colorir conforme o que fui e que estou aprendendo online.






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Nossa ótima dica. Quando eu comecei fazer dolls eu fazia muito isso de usar uma imagem já pronta como base! Obrigada pelo link vou já baixar! Adorooo seu blog ele e ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada, tutorial incrível era tudo que eu queria.Obrigada de novo ❤❤❤❤. Amei.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up