Postar e Personalizar Yaplog

Oie...no post anterior mostrei como criar conta no Yaplog, um site japonês para criação de blogs super fofo!! Dando sequencia, hoje vou mostrar como personalizar seu layout, perfil, como fazer postagens e comentar. Como disse, é mais fácil usá-lo do que o Ameba, sendo que se pode deixar os gadgets com títulos em qualquer idioma e, inclusive, existem brasileiros com blogs no site. Ontem postei no blog de testes que criei, o Pink Ribbon; deixei um Soneto de Vinícius de Moraes (tãaao romântico rsrsrs...) e alguns gifs que vêm na área de postagens do Yaplog.
Antes de começar não se esqueça: ative seu tradutor.
Após fazer login...
1. Postando
Eu sempre me impressiono com blogs japoneses pela quantidade de recursos que possuem; confesso que se entendesse mais sobre o idioma, mudaria o Reino Kawaii para o Ameba ou Yaplog. Ambos possibilitam adicionar domínios e importar blogs, mas é meio complicado configurar para quem necessita do tradutor toda hora como eu. Mas se você ainda não tem blog e deseja criar um kawaii, blogs japoneses são muito interessantes, com um pouco de esforço dá para compreender os recursos básicos.
Dentre esses recursos, a área de postagem merece bastante destaque; além das formatações típicas que existem em um editor, como negrito, itálico, sublinhado, upload de imagens, tamanho e cores para fonte..., e de forma gratuita, quando você escreve um post tem direito a usar emoticons, a fazer purikura, a criar desenhos, compartilhar em redes sociais e ter os botões das principais redes já inseridos em seu blog (Curtir do Facebook, Tweetar, do G+ e do Mixi, que é uma rede social típica deles).
Essa é a tela em japonês (clique para ampliar):
Abra uma nova aba em seu navegador e use um tradutor para obter a tela abaixo e entender o que cada item significa ao passar o mouse sobre ele. Tela traduzida (clique para ampliar):

Veja que você pode dar título, adicionar categorias, criar rascunho, mudar a cor do texto, usar Magical Maker, emoticons, compartilhar nas redes sociais (após ter configurado aqui, integrando suas contas como faria em qualquer site para unir Facebook e autorizar o app para Twitter), publicar para todos ou a um público restrito, visualizar a postagem (botão ao lado do botão rosa) ,bloquear comentários...aos poucos você encontrará tudo ;3
Conforme você deve ter visto na screenshot traduzida, há como administrar seus posts, categorias, imagens, deixar um recadinho em HTML acima dos posts em Espaço Livre. Tudo será facilmente compreendido se estiver usando o tradutor.
Notaram que ao lado da palavra 'Soneto' tem um link? Ao clicar nele você pode adicionar marcadores/tags/categorias. Só digitar o nome e clicar no botão rosa.
Com as imagens é quase igual; clique no ícone de imagem, selecione o arquivo, clique no botão rosa :) Os emoticons estão no símbolo da laranja (ícone do site) e no ícone chamado "deco".
No geral e básico é isso que se precisa saber para criar seu post.
Para comentar, clique em Comment, que aparece no rodapé dos posts, preencha o formulário com seu nome e URL, digite o que quer com direito a emoticons e personalizações, confirme as letrinhas do anti-spam e clique no último botão indicado abaixo:
2. Personalizando Layout, Sidebar e Perfil

Os layouts são todos lindos! Ao passar o mouse sobre eles, você verá a prévia. Note também que há duas abas: a primeira é para definir layouts em computador, a segunda, para celulares ou sistemas Android e iOS.
Dá para escolher por temas e colunas, pré visualizar e tal...conforme vocês vêem na screenshot da tela traduzida acima. Quando achar uma que goste, clique nela e depois em visualizar. Para confirmar e salvar sua seleção, clique no botão rosa.

Em http://www.yaplog.jp/skin/ShareSkinList.blog estão layouts feitos por usuários, pelo que entendi, porém, esse recurso não está mais disponível. Seria como o Designer do Blogger em que se pode compartilhar o template editado, o que significa mais opções de layout, mas não explorei bem esse recurso.
Para organizar a sidebar, acesse: http://www.yaplog.jp/userSetting/SidefuncSetup.blog
Você pode renomear quase todos os gadgets, para facilitar a compreensão. Veja:
Onde escrevi Configuracoes e Configuracoes2, você escreve uma descrição para seu blog, gerencia sua conta, importa, escolhe quantos posts na página inicial e assim por diante. Com tradutor vai ficar fácil entender. PR é uma opção fixa onde se exibem anúncios, talvez essa seja a desvantagem principal do blog com Yaplog.
Em http://www.yaplog.jp/userSetting/SidefuncOrder.blog você escolhe quais gadgets mostrar na sidebar esquerda/direita.
Salve no botão rosa.
E para escolher o tipo de fonte, acesse: http://www.yaplog.jp/skin/FontSetting.blog e deixe marcado a que mais te agradar. No final da página escolha o tamanho (grande ou médio, respectivamente) e clique no botão rosa para confirmar.
Mais personalizações nestes links, facilmente compreendidos com seu tradutor:
Este é o Pink Ribbon, nosso bloguinho de testes:
Existem blogs de brasileiros no Yaplog. Deixo dois links dentre os que encontrei que estão mais atualizados:
Para mais informações, acesse a página HELP, em que você encontra auxilio para seu blog, formas de mudar senhas e de excluir.
Espero que lhes seja útil esse tutorial super básico :3
Beijus....






Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito fofo! Adorei.
    http://meus-estranhos-pensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up