4 Editores de HTML Favoritos


Quem personaliza templates, cria skins para programas para pc, gosta de aprender mais sobre html, precisa de um bloco de notas mais completo ou edita códigos em geral necessita de um editor de html por perto.
Separei uma lista de 4 editores para esse fim que já usei, uso e recomendo, 2 são online, 1 para instalar no pc e outro que acho que todo mundo tem, mas às vezes não utiliza muito, tudo gratuito e de uso simples, seja você profissional ou não.
Começando pelos que são online...


Desenvolvido pela mozilla, esse editor online é muito bom! Você vê o resultado do que codifica na hora e ele te dá dicas e sugestões como códigos das cores fornecidos durante a edição, modelos prontos para inserir tabelas, comentários, listas...


Para algumas coisas, é preciso se registrar, mas como você vê a prévia ou, quando dá erro na visualização pode abrir um link dessa prévia do que faz, baixa seus códigos e pode fazer um monte de coisas, talvez nem seja necessário.


Css, Html, Javascript... tem como fazer muito, mesmo sem entender sobre html, ele meio que direciona o que fazer. Clique em começar um projeto do zero ou edite os existentes. Você pode enviar arquivos salvos em seu computador.




Já falei sobre esse site aqui no blog. Além de permitir que se crie/edite html, css, javascript com visualização do resultado, o Codepen é tipo um banco de códigos dos mais diversos tipos, adoro as animações que alguns usuários deixam por lá.
Você pode se cadastrar no site ou usá-lo anonimamente; estando cadastrado você poderá incorporar no html de seus posts o que fizer por lá, o que o faz funcionar como uma caixa de compartilhamento de códigos com direito a prévia e tudo.
Mas se você quer apenas visualizar como ficaria um código, basta clicar em Create-New Pen e começar a editar, sem cadastrar nem nada, salvar seus códigos e baixá-los clicando em Export.

Agora, se quiser instalar um editor html em seu pc...


É ótimo, desde que comecei a usar nunca desinstalei. Com ele se pode criar documentos em diversas linguagens, html, css, javascript, xml (dos templates do Blogger)... também é possível trabalhar com coisas mais avançadas para quem é fera em desenvolvimento para web.
Tem recursos que facilitam, como completar/sugerir códigos que a gente digita várias vezes, localiza coisas em todos os arquivos abertos ao mesmo tempo, substitui vários trechos ao mesmo tempo, não precisa salvar o que fez em um documento, quando abrir de novo o programa, tudo o que digitou antes de fechá-lo fica lá, ainda permite personalizar a interface.

Para algumas edições nem é preciso acessar ou instalar nada, porque você pode usar...

Seu Próprio Navegador
Sabia que seu próprio navegador, seja ele Chrome, Firefox ou qualquer outro desses modernos, pode servir como editor de html também? Abra seu blog, clique com o botão direito do mouse em alguma área que deseja fazer alterações e escolha Inspecionar.
O navegador abre a parte referente a esse código para você. Basta codificar/modificar para ver como fica.
Por exemplo, se eu quisesse mudar a cor do menu do template que uso atualmente, clicaria sobre ele com o botão direito e depois em Inspecionar. (imagem acima) Agora é só mudar a cor e procurar no html do template pelo trecho correspondente ao código (no caso, procurar por #menu ul) e aplicar as mesmas alterações. Você pode personalizar um blog quase por completo e ver como fica sem alterar nada nos seus códigos e depois, quando tiver a certeza de que as mudanças estão boas, aplicar no seu template. E as sugestões que o próprio navegador te dá ajudam que é uma beleza!
E é isso, espero que as dicas lhes sejam úteis.

Imagem de abertura do post: pixabay.com






Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ótimas dicas. No início eu usava o notepad++. Mas passei a usar o dreamweaver. Tbm uso o bloco de notas mesmo kkk

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up