Usando a Pesquisa Personalizada do Google


Oi. Trouxe um tutorial sobre como usar a caixinha de pesquisa personalizada e gratuita do Google. Mas primeiro, por quê, se é possível usar a pesquisa padrão do blogger e até criar sua própria search box?
Bem, o Google é o mais popular mecanismo de pesquisa na internet e sua search box customizada trará vantagens ao usuário como, por exemplo, fornecer resultados mais organizados, com página e layout personalizados por você, mostrando imagens e uma busca mais completa de seu blog; para quem usa Adsense e Analytics, terá chances de aumentar seu ganho em dinheiro, já que são exibidos anúncios, e acompanhar estatísticas.


Para instalar em seu blog, site, tumblr... acesse a página do Google Pesquisa Personalizada, clique em Criar um Mecanismo de Pesquisa Personalizado, em seguida, faça como na imagem abaixo:



Pronto! Vamos configurar, só que aqui vou mostrar apenas a configuração básica, para blogs pessoais; como vocês verão, tem opções diversas para integrar com contas do Adsense, incluir e excluir sites....
Clique em Editar Mecanismo de Pesquisa. Em Search engine keywords você deve inserir palavras chaves que descrevam seu blog; depois defina que a pesquisa será realizada só no seu blog, deixando-o marcado em Sites a pesquisar. Se quiser permitir a busca com imagens, deixe Pesquisa de Imagens Ligado.



Em Aparência você personaliza desde a caixa de pesquisa até a forma e estilo da página de resultados, como a minha acima. As áreas mais legais para personalizar são...


Layout: escolha como os resultados serão mostrados, em janelinha pop-up, nova página, coluna...para pesquisa na web ou de imagens.


Personalizar: muda as cores da caixinha, dos textos, bordas...
Miniaturas: mostra miniaturas de imagens ao lado das pesquisas.
Clique em Salvar. Quando editar tudo, volte às Configurações e clique em URL Público para ver funcionando, ou em Obter código, para copiar e colar em um novo gadget HTML/JavaScript.
No site Gerenciando Blog tem um guia completo para quem quiser ver outras opções não exploradas aqui.
É importante ter uma search box em seu blog para auxiliar seus leitores na procura de conteúdo em seu site. Espero que gostem dessa caixinha de pesquisa inteligente e fofa e fiquem a vontade para usar a do Reino Kawaii sempre que quiserem encontrar muitas fofuras guardadas nesse espacinho online que divido com vocês.







Postar um comentário

5 Comentários

  1. Flor,faz um tuto de template no photoshop please!
    bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou preparando; é que é um pouco demoradinho e detalhado, estou vendo a melhor forma de ir mostrando o passo-a-passo :3

      Excluir
  2. Entendo Roberta,pois raramente encontro esse tuto na internet.
    obrigada pela atenção !
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada; o PSD já ta pronto; vou colocar no HTML e assim que der certo, posto tudinho :D

      Excluir
  3. . . . Eu ainda estou em duvidas
    n sei como fazer mais eu tentei

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up