Medibang Paint Pro - Programa para Desenhar no PC, Celular ou Tablet + Cinnamoroll



Ontem baixei o Medibang Paint Pro para testar e achei super legal alguns recursos que esse programa tem para quem curte desenhar e pintar. Ele tem versões para windows de 32 e 64 bits, para mac, iOS e Android, é gratuito, permite a criação de mangás ou quadrinhos e está em português!!! Se você, assim como eu, usa o mouse para desenhar, conseguirá obter traços bem precisos e finos; imagino que com uma apple pencil (quero uma ;-;) deve ser que nem desenhar no papel e até melhor.
Para baixar, acesse o site do medibang. Como você deve ter notado, há tutoriais que ajudam muito quem é iniciante. Sugiro que comece a ler sobre os que falam das funções de cada ferramenta. Desenhei o Cinnamoroll para ver o que conseguia fazer e até que curti o resultado!

Compartilho algumas de minhas 'descobertas' ao utilizá-lo. Essa é a tela:

Parece o Photoshop né? A ferramenta pincel (atalho =>B) se subdivide em vários tipos, que aparece no cantinho inferior da tela; os que usei com mais frequência na ilustração acima foram Pen, que é uma caneta de traço mais fino e forte boa para desenhar e colorir, Pen (Sharp), que também é uma caneta, mas, ao finalizar o traço ele fica fininho, bom para acabamento em lineart e para fazer pontilhadinhos, assim:
Para pontilhar, é só selecionar a ferramenta pincel - Pen (sharp), dar um clique na tela, apertar shift e ir clicando na tela.
Tipos de pincéis do medibang.com. Se você se cadastrar no medibang poderá baixar mais pincéis.

Os pincéis Stipple Pen e Watercolor dão efeito super suave para colorir; eu amei esse Watercolor para fazer sombras e misturar cores. O pincel Sparkle Brush serve para criar brilhinhos, é lindo, o Rotation Symmetry faz vários traços ao mesmo tempo, consegui fazer flores e estrelinhas bem bonitinhas, e tem o Eraser, para apagar normal e suavemente..

Você pode mudar o tamanho e intensidade da cor aplicada em controle do pincel e criar os seus. Para guardar suas cores favoritas é possível criar paleta (se não aparecer esse painel em sua tela clique em Janela e marque Paleta). Basta adicionar a cor e nomeá-la..
Todo o trabalho pode ser feito em camadas para que você trabalhe em cada uma com mais praticidade; ao clicar duas vezes sobre uma camada ou no ícone de configurações, você pode dar nome e modificar efeitos dela; também é possível mudar opções de camada e mesclagem, assim fica fácil definir sombras e luzes, por exemplo. Se criar uma nova camada e marcar a opção Recorte, tudo o que você fizer na camada de recorte será aplicado apenas na camada que a antecede.


Quando estiver trabalhando em uma camada aperte Ctrl+T e as opções para redimensionar, inverter, girar horizontal/vertical aparecem. Essas opções aparecem no menu do topo da tela em Camada junto a outras como limpar camada sem apagá-la, mesclar (unir camada de cima com a de baixo ou unir todas as camadas) e duplicar.
É possível também suavizar e estabilizar seus traços marcando essas opções aí embaixo, suavização e estabilização de imagens, em que, quanto maior o valor, melhor o traço; deixei um valor bem alto por utilizar o mouse para desenhar, realmente evita 'tremuras'.

O Medibang conta com filtros, padrões ou backgrounds já instalados, ferramentas de seleção e coloração mais rápidas, como varinha mágica e balde de tinta (preencher), formas geométricas, texto, opções para facilitar para quem desenha mangá ou queira fazer suas histórias em quadrinhos, para salvar imagem em vários formatos, inclusive salvar na rede social do medibang e compartilhar pela web.
Enfim, ainda não sei muito sobre como usá-lo, mas o pouquinho que entendi até agora, compartilhei com vcs. Gostei dos resultados de desenhos feitos com ele; pela internet, vi ilustrações incríveis feitas por profissionais que o usam. Acho que se tivesse um iPad e uma caneta da Apple ia ser mais fácil caprichar, mas mesmo assim, vou tentar fazer um chibi nele (do meu jeito simples, neh; se conseguir é claro que divido com vcs) 
Espero que a sugestão seja útilヾ(^∇^) ☆ 






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei muito do Paint Pro, vou começar a fazer desenhos incríveis graças ao seu blog, muito obrigado! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    eu tenho crescido usado para Medibang Paint Pro e agora é meu programa favorito para pintar digitalmente.
    Tem poucas ferramentas, mas, gera resultados impressionantes. Os atalhos são muito parecidos com os do Photoshop.
    Excelente para ilustradores que usam mesa digitalizadora, Uso um mesa digitalizadora XP-Pen Deco Fun ( https://www.xp-pen.pt/product/908.html ). Não é uma Wacom, mas ajuda.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up