Criando um menu lateral no Windows (slide menu)


Geralmente colocamos na área de trabalho do Windows atalhos para programas, pastas, arquivos... Para que essa área não fique lotada, aqui no meu PC uso menus que permitem ocultar os ícones, deixando tudo num lugar só, com acesso bem rápido. Crio meus próprios widgets de menu usando programas como o Xwidget, como já citei em outros posts.
Vou mostrar como criar um, que nem esse da imagem de abertura (ursinho marrom, pastas rosa), mudei apenas a imagem, como abaixo, de um jeito super simples!

Primeiro, tendo o xwidget instalado, clique no ícone dele na barra de tarefas - Criar widgets - dê um nome para seu menu. É bom também ter as imagens do seu menu ao alcance; eu vou usar esse gif e essa pasta que baixei há algum tempo em studioto.deviantart.com (no deviantart.com vocês encontrarão opções de ícones lindos). Agora vai:

1. Em Componentes, dê duplo clique em Layer, criando a camada layer1. Apague a camada text1.

2. Crie uma nova camada escolhendo em componentes o tipo de imagem que vai usar, aqui será Gif. Clique em importar e selecione o gif. Posicione ele mais ou menos no centro da área total do widget, ou onde desejar que a imagem apareça na sua tela.

3. Volte à camada layer1 e modifique o tamanho  (clique e arraste a seleção) de acordo com a imagem que vai ficar aparecendo na sua tela, no meu caso, do tamanho do gif do ursinho. Em animar, deixe assim:
4. Ainda em layer 1, vá em Funções, na opção em um clique, digite o nome da camada da imagem, aqui será gif1.

5. Clique em layer1 e arraste para gif1. Vai ficar assim:

As camadas estão vinculadas, para fechar, clique no sinal de -

6. Vá em componentes e dê duplo clique em Image. Depois clique em importar e selecione a imagem que preferir; aqui, vou usar a pasta rosa, que será onde vou clicar para abrir um link ou atalho para programas, pastas, arquivos...

7. Em animar deixe marcado como na camada layer1 e em Funções, na opção em um clique, digite: !OpenFile.
Clique em Núcleos e em Núcleos que aparece na parte inferior da tela, dê duplo clique em Núcleo do corte curto. Você acaba de criar a camada shortcutcore1, que serve para definir os links do nosso menu.
E em Menus, clique em Addmenuitem e deixe como na imagem abaixo:
Isso serve para que a gente defina ou mude os links sempre que quiser ao clicar na pasta rosa.
Volte na imagem1 e em ligação do núcleo, escolha shortcutcore1.

8. Clone essa imagem1 clicando com o botão direito sobre ela e escolhendo a opção Clonar Objeto. Depois crie mais links em Núcleos como eu disse acima, quantos você precisar, vá em cada imagem criada e mude a opção Ligação do Núcleo em sequência, por exemplo, se criou um segundo link, a segunda imagem terá em ligação do núcleo shortcutcore2... e assim por diante.

9. Em componentes, dê duplo clique em Painel de Slide. Redimensione (clique e arraste) para cobrir a área do tamanho das pastas e do gif. Mova todas as imagens para slidepanel1, comece pelas últimas.

10. Em Código, cole isso:

function gif1(Sender)
{
  slidepanel1.slided = !slidepanel1.slided;
}

Volte a Design, no slidepanel1, e mude o valor de contrabalanço e também para que lado você quer que o widget abra (esquerda, direita, para cima, para baixo). Se quiser visualizar como o widget fica, clique em fechado, assim você pode escolher o valor de contrabalanço correto.
Quando terminar, clique em Executar. E está pronto!






Postar um comentário

13 Comentários

  1. Eu adorei essa nova imagem do blog bj Reino kawaai quem viu meu comentário por favor me siga cachosfofinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como faz para mudar a tela do seu pc e colocar essas fotinhos fofas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente uso os programas Xwidget, do post, e o Rainmeter. Fiz muitas postagens sobre os dois ;D

      Excluir
  3. vc poderia fazer uma layout super kawaii rosa de gatinho em html? Estou precisando de um layout fofo para meu blog, e não posso baixar nada pois uso o notebook da minha mãe. Beijos de morango

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu organizar algumas coisinhas e começar a postar novamente, me lembrarei dessa sugestão de layout :3
      Bjuuus <3

      Excluir
  4. oii, eu amo seu blog acompanho a muito tempo, mas só pensei em postar agora, me desculpe. A pouco tempo baixei um aplicativo em meu celular chamado "prepics" , ele é japones e muito fofo. Pelo pouco que entendi voce se cadastra e ele funciona basicamente como um instagram, so que poucos japoneses mostram realmente o rosto, só os mais "famosinhos". Eu achei o aplicativo; pelo pouco que te conheço e conheço seu blog; a sua cara, e como ele é japones bem que tu poderia fazer o post mostrando como utiliza lo e as traduções, claro se voce entender. Te adoro e adoro seus posts, beijoooos.

    _Hikaru

    ResponderExcluir
  5. Anônimo15 agosto

    O Blog Parou?? ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive uns probleminhas, mas em breve, volto a postar ;3

      Excluir
  6. Amei tudo organizadinho eu n aguentarinha

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito obrigado já amei seu blog C=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :3 Fico feliz que goste daqui, também adorei seus comentários e visitas. Espero vê-la mais vezes <3

      Excluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up