Remover Plano de Fundo de Gifs

Oi. Hoje trouxe um tutorial para personalizar gifs ou remover o plano de fundo de imagens assim; gifs são imagens compostas por camadas combinadas formando animações. Portanto, para editar algum, é preciso usar programas como Photoshop e  Jasc Animation, mais completos e com opções específicas para esse tipo de arquivo. Vou mostrar como faço aqui para ajudar vcs... ah! Vale lembrar que é ideal que o background tenha cores semelhantes para facilitar.
No Photoshop
Abra a imagem e se a Linha do Tempo não estiver ativa, clique em Janela - Linha do tempo. Perceba que todas as camadas e quadros do gif vão aparecer.
Clique no primeiro quadro e na primeira camada; com as ferramentas como Varinha Mágica, Seleção Rápida e Laço, vá selecionando as partes em volta do local que deseja que permaneça, e deletando as áreas selecionadas que não quer. Depois clique no segundo quadro e na segunda camada e faça o mesmo; vá removendo as áreas indesejadas de todas as camadas.
Quando terminar, para certificar de que a imagem está todinha em PNG, crie uma nova camada preta ou com cor diferente depois do último gif do restante da imagem e vá apagando
onde for necessário.
Depois é só salvar em Arquivo - Salvar para Web e escolha o tipo de imagem como gif.

No Jasc
Aprendi esse truque usando Jasc no Cantinho da Luma!
Selecione uma cor diferente das cores do gif (onde indica o número 1 na imagem acima), clique em Flood Fill (número 2); um balde de tinta vai aparecer e você deve ir clicando em todas as áreas que deseja remover; clique em Arrow (seta branca) e na próxima frame/imagem seguinte e faça o mesmo com a ferramenta Flood Fill em todas as frames (camadas/imagens). Ao terminar tudo, clique em Arrow novamente.
Clique em Animation - Replace Color e deixe como na imagem acima. Todas as imagens ficarão transparentes.
Agora é só salvar. E o resultado do gif que editei vocês viram nesse cabeçalho abaixo do Reino Kawaii! (créditos do gif).
Espero que lhes seja útil esse tutorial! 






Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ótimo tutorial! O cabeçalho novo ficou um amor, estou apaixonada *O*

    Tô de blog novo: www.rendasedoces.com
    Ficaria muito feliz com sua visita <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fica realmente muito fofo, os gifs já são muito fofinhos, imagine sem fundo! :3 Dá pra colocar onde quiser, como você fez, colocou no novo layout do blog :3 Amei ficou muito fofo! Dá uma visita lá no meu blog :3

    https://imperio--kawaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo25 janeiro

    Não funciona. As imagens ficam sobrepostas, e na primeira cena fica uma imagem, mas nas cenas seguintes as imagens acumulam e termina a última cena com todas as outras imagens juntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que em alguns gifs não dê muito certo mesmo, aí nesse caso, seria melhor usar o photoshop. Com paciência dá para ir removendo o plano de fundo, basta tomar cuidado em trabalhar nas camadas ativas.

      Excluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up