Criando Site, Blog ou Loja com Wix



Olá! Estive testando a plataforma Wix e achei incrível! Nesse post vou mostrar como criar um site, blog ou loja online; testei gratuitamente, contando com vantagens diversas, dentre as quais posso antecipar os tutoriais em português para tudo o que fizer, integração fácil às redes sociais, templates gratuitos com codificação moderna de HTML5 e Flash e a que mais curti: não precisa saber nada de webdesign para usar.

Wix é uma plataforma assim como Blogger, Wordpress e Tumblr; é muito completa e extremamente fácil de ser usada. Para terem uma idéia, levei cerca de 1 hora para organizar o layout de um blog de testes (clique na imagem de abertura do post para vê-lo) e levaria menos se não ficasse explorando cada recurso, sua estrutura e personalização simples, coisa que se fosse fazer tudo como faço quando vou criar um layout, demoraria cerca de umas 3 ou 4 horas, de forma simples e principiante como sou. O site conta com plano gratuito, normal, e pago, com domínio, e-mail personalizado, e-commerce para lojas, mais espaço de armazenagem e tal. Se quiser usar os planos Premium, clique aqui.
Caso queira se cadastrar gratuitamente, clique na área de login ou em "Comece agora" no site, preencha e-mail e senha ou conecte-se com Google+ ou Facebook. Depois de criar sua conta, acesse as Configurações e defina um nome de usuário que irá aparecer na URL do seu blog. A URL gratuita também é agradável; a minha ficou assim: http://roberta-s2.wix.com/kawaii
Usar de forma gratuita para quem estiver começando é uma boa! Os sites criados lá podem ser do tipo site, para expor fotos, trabalhos..., blog, para usar diariamente, como aqui no Reino Kawaii, loja, para expor seus produtos, ou tudo junto! Isso porque os layouts são otimizados e específicos para cada tipo de necessidade, totalmente personalizáveis, com SEO, aqueles códigos que otimizam o site nos buscadores. Se precisar de ajuda, leia essa página. Eles fornecem tutoriais em vídeo e um bom suporte.
Crie seu site, escolha um template e clique em Editar. Escolhi um de casamento; para organizar, é só clicar em cada item e ver suas opções.

Como poderão notar, o layout pode ser editado para desktop ou mobile, pode ser feita edição de página por página, desfazer ou refazer ações, copiar e colar elementos, redimensionar, pré-visualizar como vai ficar, Salvar rascunho do site com tudo o que editar e quando estiver ok, Publicar. (veja a barrinha preta no topo). O menu lateral te dá mais opções de configurações.

Há como adicionar loja, mídia, texto, redes sociais, mudar o Design... 

Na loja de aplicativos você encontrará as opções referentes para adicionar blog, comentários do facebook, comentários do site Wix, agenda para que clientes marquem horário, agendem algo, chat, páginas com atualizações de outras redes, como Blogger e Tumblr, formulários, Dropbox... feitos pelos desenvolvedores do site ou terceiros. Pode-se criar página privada, por exemplo, para quem tem uma loja fornecer itens exclusivos, conteúdo ou promoções aos seguidores/clientes.

E configurar SEO, URL...; favicon e estatísticas são opção premium :( 

Clique em qualquer elemento, texto, ícone, imagem ou qualquer coisa que deseje editar para deixar ao seu gosto, configurar e fazer o que quiser. 

No caso do blog, as postagens podem ser feitas nas configurações da caixa de postagem, Adicionar e Editar Posts do Blog.

Aí você pode editar ou adicionar novos, e o editor é bem bonito...

Por último, personalize a versão mobile em que você oculta o que não quer ver na versão móvel e sua URL não muda:

Tudo o que adicionar será automaticamente personalizado com os estilos do template que escolher; você poderá mudar imagens, contando com as que o site oferece ou enviando as que quiser. Tem jeito de adicionar efeitos e um montão de coisas.

O que mais gostei na versão gratuita:
  1. Facilidade de Personalização: só clicar, arrastar e soltar;
  2. Histórico do site: Permite voltar a edições anteriores completas;
  3. Templates profissionais, otimizados para desktop e mobile, separados em categorias diversas, como moda, beleza, blog, casamento, portfolio...;
  4. Envio de Newsletter personalizada para contatos específicos (ShoutOut);
  5. Sistema de comentários padrão simples e fácil de ser acessado;
  6. Sistema de comentários do facebook integrado e opcional;
  7. Editor de Imagens integrado com efeitos, molduras, realces, ou seja, dependendo do caso não precisa editar a imagem antes;
  8. A opção Duplicar Site serve para blogs de teste;
  9. Fontes personalizadas e paletas de cores para usar como quiser.

O que não curti ou achei mais ou menos na versão gratuita:
  1. A logomarca do site aparece, não que isso seja problema, afinal eles devem sim divulgar o bom trabalho que fazem, mas fica meio feinho a forma como é mostrada com aquela barra preta fixa que pode destoar do estilo do layout dependendo do caso;
  2. Não é possível usar favicon na opção gratuita, nem acompanhar estatísticas mais completas usando Analytics;
  3. Não há opção de Importar-Exportar blogs de outras plataformas, só de Wix para Wix;
  4. O editor de postagem fica dentro do editor de layout...podia ter uma área para ele no painel.

 Enfim, achei bem avançado e legal para usar, com uma equipe atenciosa e que lança novidades bem úteis; eu usaria com toda certeza :3






Postar um comentário

9 Comentários

  1. que prático lá :O!
    até pra editar o layout... se o gratuito não tivesse a logo de lá até eu migrava pro wix ahuauhaauhauhuah #D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas então, porque curti lá :D
      Acho que com o tempo eles devem melhorar o anúncio da versão gratuita, ia conquistar mais gente neh...

      Excluir
  2. Interessante, sempre vejo a propaganda no Facebook, mas não sabia como funcionava :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei :) Criei um de curiosidade e adorei ^-^

      Excluir
  3. Adorei! Vou começar a usar! Sabe o que você criou para teste? Quero fazer um design igual aquele, mais não sei como, me envia o link do template que você pegou,rs! Beijos, amo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele chama-se "Noivado Romântico". Só digitar 'noivado' na caixinha de buscas da página 'templates' que ele é o primeiro que aparece :3
      Muito obrigada e bju <3

      Excluir
  4. Ah que legal! Já ouvi falar dela em um comercial da tv, mas achei que não era muito bom assim sabe.
    Vou testar ele :) Beijos

    Bella Tulee | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Realmente É Super Facil O Wix. Estou Usando E Amando Mas Odeio A Faixa Preta.

    http://modacomlaissilva.wix.com/moda-com-lais-silva

    Ainda Sou Novata 4 Dias De "Início" Mas É Melhor E Mais Prático.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up