Big Tutorial: Criar Actions, Styles e Paletas no Photoshop

Oi... Nesse post trouxe três tutoriais rápidos e básicos para quem usa Photoshop. Vou mostrar como criar Actions, Styles e Paletas de cores com base em imagens. Na verdade, é somente um passo - a - passo de como sei fazê-los, pois não há regra específica quando o assunto envolve gosto pessoal e criatividade, ou seja, cada um vai criar algo diferente, conhecendo como se inicia. Se você ainda não testou fazer isso, acho que vale a pena tentar e compartilhar o que fizer. Vamos lá!
1. Actions
O que são: Actions são arquivos do Photoshop, do tipo .atn, que servem para aplicar efeitos pré-definidos por um autor, de modo que não seja necessário fazê-los manualmente. Esses efeitos podem corrigir a imagem, aplicar cores, extrair cores, melhorar, aplicar filtros e um monte de coisas mais. Veja aqui algumas actions que fiz.

Como criar e usar

1º Abra uma imagem; abra também a aba das actions (Janela - Actions);

2º Clique na pastinha para criar um conjunto; isso serve para ficar mais organizado e se quiser, adicionar várias actions em um conjunto, o qual pode ser nomeado por você.
3º Feito isso, clique na folha destacada em rosa na imagem acima; será pedido para que você dê um nome para a action. Quando nomeá-la, clique em Gravar. A partir de agora tudo o que fizer na imagem será salvo. E é justamente aqui que acabam-se as regras, porque as edições são com você :3 Use os ajustes de Imagem, Opções de Mesclagem, Camada - Nova Camada de Ajuste, Curvas...
4º Quando terminar, clique no quadradinho destacado em vermelho. Até aí tudo bem, quando quiser usar, basta clicar no símbolo de play e os efeitos serão aplicados.
 
Para salvar no computador, feche o conjunto clicando na seta ao lado do nome dele, clique em e depois em Salvar Ações. Carregar Ações, que fica no mesmo menu, serve para instalar Actions no seu Photoshop.

2. Styles
O que são: Digamos que são tipo Actions aplicadas em fontes; um estilo é um arquivo tipo .asl que dará ao texto, forma ou onde for aplicado características pré-definas também, como sombras, cores, padrões (backgrounds), texturas, efeitos diversos, que ficam em Opções de Mesclagem. Veja aqui alguns styles que fiz.

Como criar e usar

1º Crie um novo arquivo e escreva alguma coisa com a ferramenta texto.

2º Selecione a camada de texto, clique com o botão direito e escolha a opção Opções de Mesclagem.
3º Onde destaquei na imagem acima com o número 3, estão todas as opções para criar seu style, sombras, brilhos, efeitos, texturas, degradês, padrões, e os controles de intensidade, ajustes de todos eles. Aí é com você :)
4º Quando terminar, clique em Novo Estilo, dê um nome a ele e salve. Para salvar o arquivo, abra a aba de estilos (Janela-Estilos) e clique em e depois escolha Gerenciador de Predefinição.
A janela com todos os seus estilos será aberta; selecione quantos quiser (usando Ctrl+click no style) e clique em Salvar Definição. Carregar instala novos styles ao seu Photoshop.
3. Paletas de Cores
Servem para que você tenha em mãos cores que goste para usar em suas edições; por isso que é legal fazê-las com base em imagens, já que geralmente se gosta de uma imagem, gosta das cores que a compõem.

Como criar e usar

1º Abra uma imagem que goste das cores; clique em Imagens - Modo - Cores Indexadas.
2º Clique de novo  Imagens - Modo e escolha Tabela de Cores.
3º O programa cria uma tabela de cores baseada na imagem, basta clicar em salvar. Quando quiser usar, carregue a tabela e com o conta gotas capture as cores (assim que faço; se houver um jeito melhor me ajudem, please ;3)
E para disponibilizar para download, leia este tutorial (trecho Hospedando), use o Dropbox que é bom até :) E se não tem o Photoshop, recomendo baixar esta versão aqui, que é a que uso.
Espero ter ajudado e super beijus <3






Postar um comentário

4 Comentários

  1. Roberta,por que você fala inglês lá no Deviantart? Se você fala Portugues hihi...Acho que é pelo mesmo motivo que eu néh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^^ Falo para treinar e por ser o idioma predominante lá :3
      Ainda tô aprendendo rsrsrs...
      Bjus :D

      Excluir
    2. É eu estou treinando eu sou muito nova nisso >3<...rsrs! Eu fis minha conta hoje lá e não consigo nem ler a metade do que eles falam lá rsrsrsrsrs...

      Excluir
  2. Eu tenho um programinha que, ao passar o mouse pela cor, ele disponibiliza o nome e o código! ;3 Se chama Color Detector. É super leve e muito bom! :3
    Enfim, amei o Big tutorial, #MEGOSTOU kk
    Beijinhos! :*

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up