Malwares: Prevenção e Exclusão

Found on: Weheartit

Olá! Sejam bem vindos sempre!!! A Nakashita Suzuko do blog Sou Otome com Orgulho perguntou-me sobre como remover malwares de blogs (Blogger). Eu nunca passei por isso, então fui pesquisar um pouco mais a respeito e neste post trouxe dicas de como se previnir e o que fazer caso seu blog seja infectado.
Assim como o computador, blogs podem sofrer com malware, um tipo de software suspeito que deseja roubar informações ou causar danos; dentre eles se pode citar trojans (tipo Cavalo de Tróia), worms e vírus diversos. Aliás estando na internet, nada é 100% seguro. Para evitá-los no PC, um bom anti-vírus e cautela do usuário é o recomendável. O melhor anti-virus de todos é você ^-^
Quando um blog é infectado, gera riscos tanto para o autor quanto para quem visita, ou seja, os leitores também correm riscos de serem infectados e isso é muito mal para a reputação do blogueiro. Mas é possível verificar se há ou não ameaça de malware graças ao Google. Primeiro que o próprio Google te avisa quando seu blog estiver infectado por algo assim, mas por via das dúvidas, você pode verificar manualmente se está tudo certinho por meio do Google Safe Browsing.
1. Verificando se há malware em um blog/site
Digite o seguinte endereço em seu navegador, substituindo URL-DO-BLOG-OU-SITE pelo endereço do site ou blog que deseja verificar, ou então algo como NOME+DOMÍNIO, exemplo: http://reinokawaii.blogspot.com ou reinokawaii.blogspot:

http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=URL-DO-BLOG-OU-SITE

Se NÃO houver perigo, aparecerá uma página dizendo que a NAVEGAÇÃO É SEGURA, que o site não está listado como suspeito, há quantos dias o Google fez uma verificação nele e coisas assim.

2. Blog Infectado! O que fazer?
Como eu disse, o Google te avisa que há malware em seu blog. Bem, a primeira coisa é tentar identificar a causa. Tente se lembrar de tudo o que adicionou em seu blog antes do aviso aparecer, gadgets, javascripts ou qualquer código, incluindo links e tudo; dizem que nesses avisos do Google vêm falando qual link que pode ser malicioso e tal. Outra coisa a ser verificada são as hospedagens de imagens; é bom hospedar todas em sites seguros como no Picasa do próprio Google ou no Photobucket por exemplo.
O que te aconselho então é remover tudo o que adicionou recentemente ou todos os gadgets e se possível, trocar até de template. É recomendável uma visita ao suporte Google: Como Limpar seu Site.
Em todo caso...
  • Acesse sites seguros, com boa reputação;
  • Não instale algo sem verificar sua procedência, mesmo que confie em que disponibiliza;
  • Mantenha um bom anti-vírus atualizado;
  • Esteja alerta ao que anda ocorrendo em seu blog/site e naqueles em que visita frequentemente.
Mantenha-se sempre em segurança, dentro ou fora da internet!
Beijinhus...
Fonte de Pesquisa: Ferramentas Blog






Postar um comentário

1 Comentários

  1. *-* Adorei o tutorial Rô, vlw, eu agradeço. Antes quando eu entrava no meu blog aparecia um aviso d q a webpage tinha Malwares, daí eu resolvi pensar a msm coisa rsrs, eu fiz uma reforma, acho q vc já percebeu ><
    Eu tirei todos os gadgets, principalmente em HTML e troeui d layout, daí excluí todos os posts pra recomeçar do zero u.u Acho q vc viu, depois eu vi e não tinha mais nada, tinha q ser rápida nisso, mas eu adorei o tuto e serve para os outros tb. obg ^^

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up